Tipos de Visto - Irlanda

    Tipos de Visto na Irlanda

Quando pensamos em morar no exterior, um dos pontos mais importantes e que deve ser pesquisado com atenção são os tipos de vistos que o país para onde vamos emigrar oferece. Para você que está pensando na possibilidade de rumar na direção da Ilha Esmeralda, vale ficar de olho e compreender como cada um deles funciona.

Para chegar na Irlanda, o cidadão brasileiro não necessita aplicar nenhum visto prévio, basta chegar no país tendo em mãos passagem de volta, passaporte válido por no mínimo seis meses, seguro viagem, comprovação financeira para se manter durante o período da estadia, além de reserva em hotel/residência ou carta convite do local onde ficará durante a visita. 

Pensando em facilitar a vida de quem está pesquisando sobre este assunto, resolvi fazer um resumo sobre os principais tipos de vistos aplicáveis na Irlanda, sendo eles determinados pelo tempo de permanência no país e o propósito da viagem, ou seja, a turismo, estudo ou trabalho. 

Então, vamos ao que interessa...

Stamp 0 – Estadia temporária ou Permissão limitada

Esse tipo de visto indica permissão para ficar no país, por um período temporário (90 dias), sujeito a algumas condições tais como: ter um seguro-médico privado e ser autossuficiente financeiramente ou ter alguém na Irlanda que se responsabilize por suas despesas.

Pessoas elegíveis a esse tipo de visto: 

Provedor de serviço estrangeiro que tenha sido enviado à Irlanda por uma companhia também estrangeira para executar alguma tarefa por tempo limitado;

Alguém cujo objetivo da visita prolongada à Irlanda seja prestar serviços humanitários;

 Visitantes acadêmicos.

Stamp 1 – Visto de trabalho

Stamp 1 é o almejado Visto de Trabalho. O cidadão que desembarca por aqui precisará de uma proposta de trabalho de uma empresa estabelecida na Irlanda para aplicar para este visto. Enquanto o empregador não tiver recebido a permissão para contratá-lo, o imigrante não poderá trabalhar. Este visto é valido enquanto estiver trabalhando na empresa.

Pessoas elegíveis a esse tipo de visto: 

Que não seja cidadã europeia e que tenha uma proposta de trabalho de uma empresa estabelecida na Irlanda.


Stamp 1A – Visto de Trainee

Visto mais limitado, que permite o cidadão atuar como trainee em solo irlandês, em tempo integral, seguindo regras, termos e condições específicas. 

Pessoas elegíveis a esse tipo de visto: 

Estudantes que sejam cidadãos “non-EEE” de cursos de contabilidade.


Stamp 1G
 É o mais novo visto criado pelo governo irlandês e surge para melhorar as possibilidades de trabalho do estudante não europeu e recém-graduados, em um dos cursos superiores disponíveis e credenciados no país. O visto indica que você terminou seus estudos em uma instituição irlandesa e tem permissão para procurar um emprego.Para aplicar para o visto 1G, o estudante deve também fazer parte do Graduate Scheme, um programa que dá aos graduados o direito de trabalhar full time no país pelo período máximo de 12 meses.


Stamp 2 – Visto de estudante com permissão de trabalho

É o visto com o qual a maioria de nós, brasileiros, permanece na Ilha Esmeralda. O Stamp 2 é concedido sob a condição de o imigrante estar matriculado em um curso com duração mínima de 25 semanas em uma instituição aprovada pelo governo Irlandês, podendo trabalhar até 20h durante o período de aulas e até 40h em meses específicos (entre os meses de junho e setembro; e entre 15 de dezembro e 15 de janeiro). 

Este visto é válido por 8 meses e pode ser renovado até duas vezes, não ultrapassando o prazo de 2 anos. Para este tipo de visto, são solicitados diversos documentos, entre eles:

 Carta da escola, com curso de carga mínima semanal de 15h/aula por semana;

 Seguro governamental ou médico privado de uma empresa estabelecida na Irlanda;

Comprovante de pagamento do curso;

3.000 euros comprovados em extrato de uma conta em banco irlandês.

Comprovação de endereço;

Prova de que a escola possui o Learner Protection;

O valor de 300 euros pelo registro do Irish Residence Permit  – IRP.

Pessoas elegíveis a esse tipo de visto: 

Cidadãos non-EEE que viajem à Ilha com o objetivo de estudar em cursos de idioma, de graduação, mestrado, pós-graduação e PHD.


Stamp 2A – Visto de estudante sem permissão de trabalho

Similar ao anterior, por exigir que o imigrante esteja matriculado em um curso, porém sem permissão de trabalho.

Pessoas elegíveis a esse tipo de visto: 

Cidadãos non-EEE que frequentem aulas de cursos que não sejam reconhecidos pelo Departamento de Educação e Ciência, no período máximo de seis meses;

Pessoas que estudem em uma escola secundária privada ou que optem por estudar um semestre no exterior.


Stamp 3 – Permanência sem permissão de trabalho

O Stamp 3concede a permissão de permanência na Irlanda, até a data especificada pelo oficial de imigração. 

Pessoas elegíveis a esse tipo de visto: 

Cidadãos non-EEE que estejam visitando alguém;

Cidadãos non-EEE aposentados e que tenham meios para se manter;

Cidadãos non-EEE que sejam ministros de cultos religiosos ou membros de alguma ordem religiosa;

Cidadãos non-EEE que sejam cônjuges ou dependentes de um cidadão que possua a permissão de trabalho/permanência em solo irlandês.


Stamp 4 – Permanência

Esse visto garante a permanência em solo irlandês por um período determinado.

Pessoas elegíveis a esse tipo de visto: 

cônjuges ou parceiros civis de cidadão irlandês;

cônjuges de cidadão europeu;

refugiados reconhecidos ou se foi concedida proteção subsidiária;

cidadão non-EEE que seja pai ou mãe de criança nascida em território irlandês.

O Stamp 4 é dado também a profissionais que atuem em áreas de demanda no país e recebam uma proposta de emprego. Para conhecer essas áreas acesse o Critical Skills Employment list.


Stamp 5

Terão direito a este visto, pessoas que residiram legalmente no país por 8 anos. O Stamp 5 é um visto sem data de validade determinada e é elegível para quem está no processo de naturalização. Não são elegíveis os provenientes dos vistos: Stamp 0, Stamp 2, Stamp 2A, Stamp 4 (específico para médicos e profissionais em processo de transferência de empresa, incluindo seus dependentes), Stamp 1 (específico para contadores), assim como visitantes temporários que receberam visto na fronteira portuária.

Stamp 6 – Dupla Nacionalidade

Indica que você é um cidadão irlandês, com dupla nacionalidade. O Stamp 6 também garante a permanência no país sem data limite.

 

A Luciana, é brasileira, mora na Irlanda desde 2017, é parceira, amiga do Brazeuro e viajante de carteirinha.


Encontrou erros nesta publicação? Ajude-nos a corrigir. Envie informações para conteudo@brazeuro.com.br
*
 As informações contidas nesta publicação são de responsabilidade do colaborador.

*EEE – Espaço Econômico Europeu



Não existem páginas nesta seção.
Recepção Online
Pressione Enter para enviar a mensagem. finalizar
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads